sábado, 21 de abril de 2012

Qual a velocidade certa de realizar um exercício?

   Sempre que um aluno meu vê uma pessoa realizando exercícios de maneira rápida, me perguntam se esta certo.
   Bem eu vou responder, não esta certo. A unica situação que o exercício deve ser realizado de forma rápida é no treinamento de explosão, mas mesmo nesse tipo de treinamento somente a fase concêntrica (momento de fazer a força) deve ser rápida, a fase excêntrica (momento de desfazer a força) deve ser lenta.
   Isso por vários fatores, os práticos são:
1)Risco de causar um trauma na articulação por excesso de amplitude no movimento
2)Risca de lesão nos tendões n por excesso de tensão
3)Perda da postura de execução do exercício.
   Entre outras essas são as mais significativas justificativas praticas para não se realizar os movimentos rápidos.
   A outra vem da nossa fisiologia, onde os treinamento e as repetições são contadas através de tempo, a velocidade certa para uma repetição executada deve ser de 3 segundos, 2 segundo na fase excêntrica e 1 segundo na fase concêntrica, agora por que disto?
   Simples, vou explicar os sistemas energéticos do nosso corpo, são eles:
1) Anaeróbio alatico: Quando realizamos um exercício de forma intensa por até 10 segundos, não ha produção de acido latico, geralmente usado no treinamento de força máxima, onde se realiza de 1 a 3 repetições. Viram 3 repetições feitas com 3 segundos cada uma dão 9 segundos.
2) Anaeróbio latico: Quando realizamos um esforço intenso por volta de 10 a 60 segundos. Esse usado para hipertrofia, onde realizamos entre 6 a 20 repetições, novamente se cada repetição tiver 3 segundos vão ser de 18 a 60 segundos cada série.
   Então a velocidade de execução dos exercícios de musculação e qualquer outro tipo de exercício que utiliza sobrecargas devem ser feitos lentamente, para que possam ser utilizados de forma correta, por exemplo:
   Se você quer fazer um treinamento de hipertrofia, mas faz 8 repetições com 1 segundo de duração de cada contração, fará 8 segundos de esforço, e isso se enquadra no treinamento de força, então mesmo você fazendo um treinamento voltado para hipertrofia vai estar treinando sua força.
   Além de estar expondo seu corpo à sérios riscos articulares e musculares.
   Sempre consulte um profissional de educação física para estar sempre bem orientado.
   Bom treino .

Nenhum comentário:

Postar um comentário