terça-feira, 6 de agosto de 2013

Hernia de disco cervical

Como ja descrevi em postagem anterior, a hernia de disco se da quando o material pulposo contido entre as vértebras da coluna dorsal "vaza" pra fora do seu envoltório.
Isso pode causar compressão de raízes nervosa e gerar diversos problemas, os mais comuns são a dor local e irradiada, geralmente para os braços.

É uma hernia comum nos dias de hoje, devido à má postura adotada pelos jovens e que se estende até a idade adulta e a velhice.
Essas posturas não muito indicadas geralmente são assumidas em frente ha um computador, livro de estudo ou mesmo nos sofás, essa má postura pode gerar descompensação das forças que se aplicam sobre a coluna cervical, gerando um desequilíbrio entre elas e, com o tempo , podendo ressecar o disco fibroso entre as vértebras ocasionando a hernia de disco cervical.


Apesar de comum, é a hérnia mais perigosa, por estar em uma região da coluna por onde passam a maioria das raízes nervosas, e por ser uma região de muita movimentação durante o dia, o risco de romper essas raízes nervosas é muito grande, embora a cabeça pese pouco (media de 4,5kg) sua movimentação é enorme durante o dia, praticamente usamos a coluna cervical em todas as posições em que nosso corpo esta.
O problema é que quanto mais alto for a vértebra herniada, maior o dano quando comprimida as raízes nervosas, podendo culminar em paraplegia e em casos mais raros em tetraplegia.
Como todos os problemas articulares ja diagnosticados, o melhor tratamento é o equilíbrio das forças que agem sobre a articulação, nesse caso a coluna cervical, outra vez a musculação é o exercício mais indicado, onde temos a possibilidade de trabalharmos os músculos que sustentam o pescoço de forma mais isolada, podemos restabelecer o equilíbrio da musculatura , onde geralmente a cadeia de músculos posteriores fica mais fragilizada devido à posturas inadequadas.
A hérnia de disco cervical também pode ser ocasionada por um trauma, é muito comum em acidentes de trânsito, tanto em condutores de motos como condutores de automóveis.
Nesse caso deve-se primeiro avaliar o estado do acidentado para realizar um prognóstico mais acertado, mas qualquer que seja o diagnóstico ele poderá se beneficiar do trabalho na musculação.
Outro movimento comum e que pode ocasionar a hérnia de disco cervical é ficar de cabeça pra baixo apoiado na cabeça,como algumas posições no yoga, e outra posição pior ainda é a locomoção de objetos pesados apoiados na cabeça, como sacos de cimento e trouxas de roupa.


O tratamento deve ser, primeiramente fisioterapia, não ha como realizar qualquer outro tipo de atividade física sem realizar um bom número de sessões de fisioterapia, onde farão os movimentos naturais do pescoço se restabelecerem, uma máquina que alivia muito a dor em casos de hernia de disco cervical é a tração.


Além de aliviar as dores, tende à recolocar as vértebras no lugar certo, aliviando a tensão dos músculos contraídos que sofrem essa contratura para evitar que o pescoço se movimente e cause uma ruptura nas raízes nervosas.

O que a pessoa portadora de hérnia de disco cervical deve evitar:
Impacto sobre a cabeça, como uma cabeçada no futebol, por exemplo, corrida, esportes que envolvam saltos, artes marciais, principalmente as que tem chutes ou projeções do corpo, esportes com raquetes, e esportes de impacto, e na musculação devem evitar agachamento pois a barra é apoiada próxima ao pescoço, podendo causar uma excessiva extensão do pescoço.


Esportes que não causam maiores prejuízos:
 natação, desde que não salte na água e que não realize o nado de peito, ciclismo, dança de salão, patinação, ginástica rítmica, etc...

É altamente recomendado que o portador de hérnia de disco cervical realize qualquer esporte sob orientação de um Profissional de Educação Física.

Abraço e até a próxima.






Nenhum comentário:

Postar um comentário