domingo, 26 de agosto de 2012

Espondilolistese


Espondilolistese
É uma deformidade em que uma vértebra desliza sobre outra, provocando um desalinhamento da coluna. Isso ocorre devido a um desgaste das articulações responsáveis pela sustentação. Este deslizamento ocorre de forma muito lenta, e muitas vezes está estacionado, não é progressivo.
É muito raro que as espondilolisteses degenerativas cheguem a se manifestar por deformidades físicas visíveis, pois o deslizamento das vértebras costuma ser pequeno. Os sintomas mais comuns são a lombalgia crônica e a dor ciática.

O tratamento inicial visa o controle da dor, consistindo de medicação, exercícios e fisioterapia. Os bloqueios para tratamento de dor também podem ser utilizados. A cirurgia se reserva para os casos mais graves e para aqueles em que os outros tratamentos não funcionaram. Na cirurgia, os nervos que estão apertados devem ser liberados e a vértebra que apresenta instabilidade deve ser fixada. A fixação costuma ser feita com a colocação de implantes metálicos de titânio (parafusos), utilizando-se a técnica de artrodese de coluna. Na maioria dos casos não é necessário trazer a vértebra de volta para o lugar, apenas fixá-la de modo a impedir que siga se movendo.

Espondilolistese Ístmica

É uma deformidade em que uma vértebra desliza sobre outra, provocando um desalinhamento da coluna. Isso ocorre devido a alguns tipos de defeitos na parte posterior da vértebra, sendo o mais comum a espondilólise, uma fissura nas juntas que sustentam o alinhamento espinhal. Este deslizamento ocorre de forma muito lenta, e muitas vezes está estacionado, não é progressivo.
Diferente da espondilolistese degenerativa, esta patologia pode ocorrer em jovens e crianças, devendo sempre ser pesquisada em crianças que se queixam de dores nas costas.
As deformidades físicas visíveis podem acontecer, mas apenas nos casos mais graves, em que o deslizamento é muito grande. Os sintomas mais comuns costumam ser lombalgia crônica e dor ciática.
O tratamento inicial visa o controle da dor, consistindo de medicação, exercícios e fisioterapia. Como em todas as deformidades, a única maneira do problema ser corrigido é a cirurgia, que se reserva para os casos mais graves, e para aqueles em que os outros tratamentos não funcionaram. Na cirurgia, a vértebra que desliza deve ser fixada e os nervos que estão apertados devem ser liberados. A fixação costuma ser feita com a colocação de implantes metálicos de titânio (parafusos), utilizando-se a técnica de artrodese. Na maioria dos casos não é necessário trazer a vértebra de volta para o lugar, apenas fixá-la de modo a impedir que siga se movendo. 
Nas espondilolisteses muito graves (chamadas listeses de alto grau), onde o deslizamento da vértebra é muito grande, o tratamento cirúrgico precoce, na infância ou adolescência, costuma ser o mais adequado, para impedir a piora do quadro com o envelhecimento.




Na espondilolistese a coluna fica solta, com as vértebras deslizando?

Na verdade este deslizamento ocorre de forma muito lenta e, muitas vezes, está estacionado, não sendo progressivo. A instabilidade que existe é crônica, não existe risco da coluna se "desmontar" de uma hora para outra.

Qual a causa da espondilolistese?
A espondilolistese degenerativa ocorre em adultos e idosos, pois é provocada pelo desgaste das articulações facetárias, como parte do quadro de degeneração da coluna. 

A espondilolistese ístmica ocorre por um defeito das articulações facetárias, que pode ser de natureza congênita ou devido a lesões ocorridas na infância. Como pode ser por uma má-formação congênita, a espondilolistese ístmica é comum na infância e adolescência.

Quais os sintomas da espondilolistese?
As deformidades visíveis acontecem só nos casos em que o deslizamento da vértebra é muito grande. Via de regra os maiores sintomas são dor lombar crônica e dor ciática, mas é comum uma pessoa ser portadora deste tipo de deformidade sem apresentar nenhum sintoma. 

Qual o tratamento da espondilolistese?
O tratamento inicial visa o controle da dor e consiste em medicação, exercícios e fisioterapia. Como em todas as deformidades, a única maneira do problema ser corrigido é a cirurgia, que se reserva para os casos mais graves e para aqueles que os outros tratamentos não funcionam. 

Como é a cirurgia da espondilolistese?
Na cirurgia a vértebra que desliza deve ser fixada e, se estiverem apertados, os nervos devem ser liberados. A fixação costuma ser feita com a colocação de implantes metálicos de titânio (parafusos). Na maioria dos casos não é necessário trazer a vértebra de volta para o lugar, apenas fixá-la de modo a impedir que siga se movendo.


   Bem esses dados eu peguei de um site medico especializado.
   Existem casos em que o melhor tratamento é a cirurgia mesmo, mas, na maioria dos casos, mesmo com o diagnóstico tardio é possível o estacionamento do deslizamento e até mesmo a reversão desse processo através de realinhamento da musculatura.
   Como ocorre a espondilolistese degenerativa? 
   Ocorre com a hipertonia da musculatura lombar e a hipotonia da musculatura abdominal e obliqua.
  O que isso quer dizer? A musculatura da parte inferior das costa e da parte de trás das coxas ficam encurtadas e a musculatura do abdome fica fraca, permitindo que o corpo assuma posturas inadequadas à coluna por um período de tempo muito grande, causando assim, uma pressão muito grande sobre as vértebras que se realinham de forma errada para manter essa postura.
   

Como tratar ou reverter o processo?
   Não é fácil nem rápido,  mas é possível com o fortalecimento da musculatura abdominal e o alongamento da musculatura lombar e posterior das coxas. 
   Mas esse processo pode levar anos para acontecer e em alguns casos, pode não ocorrer o realinhamento das vértebras, mas o impedimento do avanço da doença é quase que 100% conseguido através desse método.
  
   Outro fator que não foi citado pelo site médico e que piora muito o quadro dessa doença é o excesso de peso, responsável pela sobrecarga na coluna e pelo enfraquecimento do abdome.
   
  Qualquer pessoa que tem espondilolistese pode fazer esses exercícios?
   Sim, sem problemas, o maior problema é encontrar profissionais treinados e capacitados para lidar com uma pessoa com esse tipo de doença.
   Eu trabalho nessa área ha muito tempo e não conheço mais do que 3 profissionais capazes de trabalhar com pessoas com esse diagnóstico e melhora-las.
   
   Qualquer pessoa que apresente diagnóstico de espondilolistese deve procurar um médico e rapidamente um profissional de educação física capacitado para tratar-se pois apesar do avanço da doença ser lento é imperceptível e progressivo, você se acostuma com uma pequena dor e quando a dor aumenta já é tarde para o tratamento, tendo o paciente que recorrer à cirurgia.
   

Então se mantenha sempre no peso ideal e consulte um médico regularmente, e sempre mantenha seu corpo ativo e equilibrado, pois todos vamos envelhecer e eu quero ver cada vez menos pessoas com muletas andando por ai.
   Estou à disposição de todos para esclarecimento no e-mail:
   gustavo.moscardi.monteiro@gmail.com

   Abraço

6 comentários:

  1. Obrigado tio Guuuuuu!!!!!
    Vou compartilhar no meu grupo de Espondilolistese....
    bjks
    Celina

    ResponderExcluir
  2. Olá! Parabéns pelo artigo e por compartilhar conosco estas informações!
    O texto está bem esclarecedor e interessante.
    Um enorme abraço e feliz 2013!

    ResponderExcluir
  3. Olá Gustavo, tenho espondilolistese de grau 2-3 na L5-S1 e gostaria de saber quais exercícios para perna são permitidos no treino. Tenho tido dificuldade em encontrar profissionais que entendem sobre o assunto..

    ResponderExcluir
  4. posso fazer muaculação e quais os exercícios permitidos?

    ResponderExcluir
  5. Eu tenho fratura no l5/s1 gostaria de saber se eu posso fazer exercícios de alta intensidade

    ResponderExcluir
  6. Olá Gustavo! Tenho espondilolistese grau 1 apresentando dor lombar e irradiada para as pernas. Existe algum exercício que possa ser feito em casa para amenizar os sintomas e reforçar a musculatura ? Obrigado Renato

    ResponderExcluir