domingo, 15 de abril de 2012

Qual o tempo certo para trocar um treino de musculação?

   Sempre me perguntam quando é a hora certa de trocar um treino.
   Eu sempre respondo, depende.
   Vou dizer porque, primeiro vamos entender porque temos que mudar de treino.
   Nosso corpo precisa do treino de musculação, ou de qualquer outra modalidade esportiva para sofrer adaptações morfológicas (forma do corpo) ou funcionais (melhora de alguma capacidade física como força, flexibilidade, tempo de reação, etc...), em posse dessa informação já vimos que precisamos trocar o treino periodicamente, pois quando o corpo se adapta ao treino, esse não faz mais efeito como deveria.
   É certo que se fizermos o mesmo treino a vida inteira, vamos estar pelo menos, gastando calorias, mas não vamos estar melhorando nosso físico pelo simples fato desse já estar adaptado  e não ter que melhorar pois faz sempre a mesma coisa, comparando é o mesmo que estudarmos sempre a mesma lição, ou fazer sempre as mesmas palavras cruzadas, ou tocarmos sempre a mesma musica, no começo é difícil, mas depois fazemos de olho fechado e não evoluímos.
   Com o corpo é a mesma coisa, é só observar qualquer outra modalidade esportiva, no futebol, nunca os atletas fazem o mesmo treino todos os dias, na natação idem, no pilates (que nem é uma modalidade esportiva, nem de treinamento) nunca se repete o treino.
   Isso se deve à busca de causar adaptações no corpo, o que com o tempo, fica muito difícil.
   No meu trabalho como personal trainer, eu nunca repito um treino sequer durante a semana, nem no mês, nem no ano, ainda mais quando o aluno começa a passar de um ano de treino, porque assim ele vai estar muito treinado e guardem uma frase que os profissionais de educação física deveriam saber, mas infelizmente não é isso que acontece: "Quanto mais treinado, menos treinável!"
   Então quanto mais avançado é o aluno, mais rapidamente temos que trocar seu treinamento, pois esse se adapta muito fácil à um novo treinamento devido às suas capacidades físicas já estarem muito desenvolvidas.
   Bem agora vamos à parte cientifica da coisa:
   Nosso corpo se adapta à qualquer treinamento imposto à ele em 12 semanas, por isso o livro de treinamento "body for life" (www.bodyforlife.com) faz todo o treinamento em 12 semanas, e olha que o treinamento proposto pelo livro não é nada fácil, alias é bem perigoso para pessoas não treinada, mas até essas pessoas submetidas à um treinamento intenso, se adaptam em 12 semanas.
   Então sempre me pergunto, por que ficar insistindo na ideia de não precisamos trocar o treino de musculação periodicamente, eu gostaria de saber baseado em que um profissional de educação física faz isso.
   Alem de ir contra tudo o que é conhecido na fisiologia do exercício, ainda é um ato preguiçoso do profissional e uma coisa chata para o aluno.
   Então se você treina numa academia em que seu professor não troca seu treino pelo menos à cada 3 meses procure um profissional de verdade.
   E se seu personal te passa um treino e não o muda pelo menos toda semana, procure um personal de verdade, porque você esta com um companheiro de treino. E esse está saindo muito caro pra você.
   Espero ter esclarecido a duvida de muitos.
   Abraço e até a próxima postagem.

Nenhum comentário:

Postar um comentário