terça-feira, 24 de setembro de 2013

Qual é o melhor exercício para emagrecer?

Bem, a resposta não vai agradar à ninguém, mas nenhum tipo de exercício emagrece.

Sim, é verdade



Os exercícios somente incrementam o gasto calórico diário, mas de nada adianta fazer uma aula de 1:30 de boxe, onde se perde cerca de 1000kcaloria, se quando acaba a aula você come 1500kcaloria.
Desse modo você vai ficar ativo, vai proteger o coração, vai ficar mais disposto, melhor condicionado, mas não irá emagrecer.
Como eu sempre digo emagrecer é fácil, basta comer menos do que se gasta, simples assim e em qualquer idade.


Existem atletas de ponta, que possuem índice olímpico e que são obesos, por que?
 Porque comem muito. Simples assim, não tem nada à ver com hormônios, nem com tireoide, nem com genética, nem nada, a forma física esta diretamente ligada ao seu modo de vida.


E não importa o esporte.


Mas qual ajuda mais?
Ai sim tenho uma resposta que também não vai agradar à todo mundo:
A musculação.
Sim, a musculação é o esporte que mais ajuda à emagrecer, por que?


Vou começar explicando de onde vem nosso gasto calórico diário:
70% vem do metabolismo basal, é a quantidade de calorias que gastamos para manter o corpo vivo e funcionando.
20% vem do treinamento, isso pode ser alterado se alterando o esporte, mas o total de calorias gasta no dia é sempre 20%, mas e seu meu gasto calórico diário for de 4000kcal e eu tenho um metabolismo basal de 2500kcal, foi mais de 20%, sim, só que esse gasto calórico extra pode vir à provocar um overtraining e diminuir seu metabolismo basal até seu corpo entrar novamente em equilíbrio, simples assim.
10% vem da digestão, sim, nossa digestão também gasta calorias, ela estimula vários músculos como o estômago, o intestino, as vesículas, por isso é recomendado uma refeição a cada 3 horas diariamente, para se aumentar o gasto calórico diário nesse quesito

Então por que a musculação ajuda mais que os outros esportes?
Porque a musculação é a atividade física que mais ajuda a aumentar a massa muscular, e aumentando a massa muscular você tem mais células pra manter viva, então aumenta seu metabolismo basal, que como vimos anteriormente corresponde à 70% do gasto calórico diário, e também aumenta o gasto calórico no treinamento, que corresponde à 20% do gasto calórico diário, e a digestão? 
Nesse quesito a musculação não auxilia, mas ja aumentamos o gasto calórico em 90% do gasto calórico diário possível, não esta bom?
Mas e a corrida que esta tão na moda?
A corrida só ajuda nos 20% que corresponde ao treinamento, e pode até fazer você perder massa muscular e diminuir o gasto calórico nos 70% do metabolismo basal.
Então porque quem corre é magro?
Quem corre profissionalmente tem uma alimentação balanceada, se só correr, alem de machucar os joelhos(se a pessoa estiver com sobrepeso) vai continuar gordo.

Mas a musculação não deixa a mulher musculosa?
Como nas fotos acima, vemos que a musculação não deixa a mulher com corpo de homem, mas com corpo de mulher mesmo, existem algumas mulheres que fazem uso de esteroides anabolizantes androgênicos, que deixam a aparência masculinizada, mas isso não ocorre só na musculação não, vejam na natação:


Então vamos parar com a preguiça e com as desculpas e vamos começar à nos cuidar, não só porque esta chegando o verão, mas porque a nossa saúde e a nossa vida merece isso.
Abraço à todos:

Um comentário: