sábado, 6 de abril de 2013

A criança pode fazer força?

   Pode sim.
   Recentemente houve muita polemica por causa de um vídeo onde uma menina de 9 anos levanta 70libras, o equivalente à 34kilos no supino, sendo que ela pesa 32kg, quer dizer mais peso que seu próprio corpo, esse é o vídeo.


   Mas nesse outro vídeo alguns fisiologista e médicos, que se dizem profissionais, falam que uma criança não pode fazer força porque atrapalha seu crescimento, assistam:

   
   Nesses dois videos os médicos entrevistados falam que criança tem que ter o corpo parecido com o de criança e que a sobrecarga pode interferir no crescimento, que 6 kg é peso demais para uma criança, que eles tem que fazer os movimentos só com a barra, QUE PALHAÇADA É ESSA??????????????
   Esses mesmo hipócritas desatualizados podem ver uma criança subindo numa arvore e acham a coisa mais bonita do mundo, será que eles não sabem que para a criança subir na árvore ela tem que levantar seu peso todo? Isso é muito, mas isso não atrapalha o crescimento pois não tem carga extra envolvida? 
   Falam que a criança tem que realizar atividades lúdicas, quer algo mais lúdico que a musculação?
   Ai na natação tudo bem, só que na natação tem competição, cade a ludicidade? E na musculação a maioria das crianças não competem, só realizam movimentos lúdicos com carga, a mesma coisa que um jogo de futebol faz, só que no futebol, como tem disputa, acaba-se a ludicidade, mas no futebol, a criança agacha, da um arranque (muito mais forte que qualquer movimento da musculação) salta (quer dizer levanta todo o peso do corpo com as pernas à uma velocidade tão grande que todo o corpo sai do chão, mas isso ninguém avalia) mas tudo bem pois não tem 6 kg na mão?
   Outra coisa é o aspecto corporal, alguém conhece um nadador que não tenha físico de nadador? Mesmo uma criança, ela adquire o aspecto físico característico do esporte porque pratica o esporte e fortalece os músculos usados naquele determinado esporte.
   Alguém já viu um ginasta olímpico com físico de corredor de maratona? ou um jogador de futebol com aspecto físico de um lutador de sumô? (tirando o Ronaldinho fenômeno)
   Logico que uma criança que pratica musculação vai ter um aspecto físico de um praticante de musculação.
   Vejam bem, um praticante de musculação não quer dizer um fisiculturista  esse é um atleta que usa a musculação para adquirir o físico necessário para sua competição, lembrando que no fisiculturismo, não há levantamento de pesos durante a competição.
   Onde esta a ludicidade em uma criança o dia inteiro num computador enfiado no facebook, porque lendo coisas boas como meu blog elas não estão.
  Onde está a ludicidade em passar o dia no shopping jogando fliperama ou paquerando com 11 anos de idade? Ou ainda a amiga se atracando com a amiga ou o amigo ficando com o amigo? Ai tem ludicidade?
   Onde esta a ludicidade de levar a criança no Mc Donalds para comer um sanduíche caro e cheio de gordura (ou você nunca leu a informação nutricional nas caixas dos sanduíches do Mc Donalds?)
   A ludicidade esta na obesidade infantil?
   A ludicidade esta na perda da infância para uma adolescência precoce?
   A ludicidade esta na vida sexual precoce por excesso de exposição da sexualidade?
   A ludicidade esta nos video-games?
   A ludicidade esta  numa menina de 8 anos se maquiando?
   a ludicidade esta em um menino de 12 anos dirigindo um automóvel?
   Vamos deixar de ser hipócritas e vamos dar mais atenção às crianças, hoje em dia as academias são uma ótima alternativa para a falta de espaço e segurança para as brincadeiras de rua.
   Vamos acabar como preconceito em relação à algumas atividades físicas assim como esta acabando o preconceito racial e sexual.
   Antes de qualquer coisa a musculação nunca atrapalhou o crescimento de ninguém  sempre me questionam sobre o fechamento das epífises ósseas, a musculação não acelera esse fechamento, esse fechamento se dá com o impacto articular, na musculação não existe o impacto.
   Porque esses repórteres não fazem essas perguntas pras pessoas certas, o que um médico estudou que o credencia à falar de atividade física, muito deles nunca fizeram nenhum tipo de exercício, nem sabem como funciona uma academia.
   Infelizmente a população ainda acreditam nesses profissionais pois acham que uma faculdade de 6 anos e uma residência de 3 são suficientes, mas eu fiz 5 anos de faculdade, mais 3 anos de pós-graduação e mais 2 anos de pesquisa, totalizando 10 anos, e ainda estudo todos os dias, e só sobre atividades físicas, eu não faço cirurgias pois não estudei pra isso, não faço diagnósticos, não prescrevo medicamentos, não faço exames, porque um médico, então, se mete à falar sobre atividades físicas.
   Se cada um respeitar a profissão de cada um o mundo vai ser um lugar bem melhor.
   Fica esse videozinho pra pensar:

   

Nenhum comentário:

Postar um comentário