quarta-feira, 8 de agosto de 2012

Limitações o que fazer quando se descobre uma delas?

   Bem, recentemente resolvi escrever sobre limitações ortopédicas e funcionais.
   O que fazer quando temos uma?
   Bem eu sempre acredito que nada supera a energia do homem, mas temos que canalizar essa energia para algo que queremos e podemos fazer.
   Por exemplo, se uma pessoa adora jogar futebol, rompe um ligamento cruzado anterior, ela pode voltar a jogar futebol? Pode, desde que se prepare pra isso.
   Mas ha casos em que a limitação impede a pessoa de fazer algumas coisas que ela fazia antes e tem qaue se conformar com isso.
   Por exemplo, eu tenho limitações no joelho direito e na coluna que me impedem de jogar futebol, e principalmente de fazer trilha de motos, uma coisa que eu adorava fazer até ter esses problemas, quando descobri que tinha essas limitações parei de fazer esses esportes, mas hoje faço musculação, pedalo, nado, e qualquer outra coisas que eu queira e possa fazer.
   Esse é o grande lance pra quem tem alguma limitação.
   A primeira coisa à se fazer quando descobrimos uma condromalacia que seja é colocar na mesa o que podemos fazer mesmo com esse problema e escolhermos o que mais gostamos de fazer e ir em frente, não ficar se lamentando que não vai dar pra fazer tal coisa.
   E quando as poções que sobram não agradam o limitado, comece a gostar de alguma delas.
   O conselho que eu dou pra que tem qualquer limitação ortopédica, principalmente hernia de disco é:
   _Não ache que possuí super-poderes, não insista em fazer um esporte que vai colocar em risco sua integridade física, pois uma hernia na coluna pode deixar uma pessoa paraplégica ou mesmo tetraplégica.
     Aprenda a viver com sua limitação e seja feliz.
  Abraço

Nenhum comentário:

Postar um comentário