segunda-feira, 28 de março de 2011

Qual o melhor exercício para as crianças?

Muita gente me pergunta se criança pode ou deve fazer musculação, vou começar mostrando uma imagem chocante de uma menina de 11 anos:
   Incrivel não é?
   Ainda mais quando sabemos que ela pesa só 50 kg e esta levantando 75kg acima da sua cabeça.
   Agora o que é mais chocante ainda é que ela não é uma atleta de competição e sim uma estudante comum da Bulgaria e que esta numa aula de Educação Física da escola.
   Alguns podem achar um absurdo, e então essas ainda:


   Tambem não são atletas, são chineses numa aula de Educação Física na escola.
   E agora essas de altetas profissionais:


   A menina tem 11 anos, é Havaiana e o menino tem 15 e é Americano.
   Impressionante?
   Agora veja que graça:

   Lindo não?
   Pois bem, sabe o que acontece com os pés dessa bailarina linda?
   Isso:



   Sabe por que?
   Porque não fomos feitos para andar nem dançar nas pontas dos pés, muito menos uma criança que nem tem seu corpo formado, nem sua musculatura fortalecida.
   E sabe o que aontece com aquelas outras crianças levantando pesos enormes?
   Quase nada, sabe por que?
   Porque nosso corpo foi feito para levantar pesos, nossas alavancas corporais foram dispostas à suportarem muito mais peso do que nossos corpos pesam.
   Por uma questão de sobrevivência. Nós, na natureza, temos que empurrar uma pedra, escalar um morro e subir em arvores para sobrevivermos, por exemplo. E em nenhuma situação da natureza precisamos ficar na ponta dos pés. Aqui no Brasil, não temos o costume de vermos crianças realizando um trabalho com pesos, mas em países desenvolvidos isso acontece ha muito tempo sabe por que?
   Porque esportes que envolvem jogos e até brincadeiras não nos dão o controle da carga de esforço das crianças.
   Exemplo: no futebol, nunca sabemos se as crianças estão dando 50% ou 100% da sua capacidade maxima, e ainda tem o risco de lesões por contato, que podem ser temporárias ou pro resto da vida.


   Olhem como é uma aula de educação física em paises como a Eslovaquia:


   Os alunos primeiro aprendem a usar seu corpo de forma correta e depois o fortalecem aumentando a sobrecarga.
   O que geralmente não acontece no Brasil, aqui os alunos não aprendem a correr de forma correta na infância e depois levam essa tecnica errada pro esporte onde os professores acabam não conseguindo corrigir.
   Dai acabamos lesionando os joelhos ou tornozelos das crianças eliminando assim a chance delas se tornarem adultos ativos, por motivo de lesões:
   O que eu quero dizer com esta postagem é que deviamos começar a olhar a musculação não como um treinamento proibido para crianças e sim como uma alternativa .
   Se levarmos em conta que em 3 estados Americanos as crianças não realizam esportes até os 11 anos de idade e dos 7 aos 11 anos só realizam musculação ja podemos ver que estamos errando.
   Eles fazem isso porque o risco de lesão na musculação é baixo, o controle de carga é total e o fortalecimento dos musculos e articulações é pleno, preparando a criança para qualquer esporte que ela queira seguir quando completa 11 anos, não enjoando a criança de um mesmo esporte e evitando lesões pois seu corpo está preparado para um treinamento de qualquer outro esporte.
   Em países desenvolvidos utilizam até a musculação como trabalho de recuperação de lesões nos esporte, e em crianças:
     Então vamos encarar a musculação como uma coisa boa, um esporte que deve ser encorajado desde criança.
   E ainda tem o problema da obesidade infantil, alguem ja viu um gordinho gostar de futebol ou basquete?
   Sabem por que?
   Porque como são obesos não conseguem realizar o esporte de forma satisfatória, e outra vez a musculação é indicada, visto que nela não existe competição, e sim melhoria das capacidades de realização dos movimentos.
   Pra pensar:
   Preconceito em qualquer coisa na vida é muito ruim, deixamos de aproveitar muita coisa por causa dele. Em vez de ter preconceito sobre qualquer coisa procure ter informação.
   Abraço.
 
  
  

Nenhum comentário:

Postar um comentário