quinta-feira, 24 de março de 2011

Cada profissional deve exercer a sua profissão

  Hoje fiquei muito feliz e triste ao mesmo tempo.
   Feliz pois li no jornal "Gazeta de Joinville" uma reportagem muito legal cujo título era:
    "Estudo desfaz assossiações entre atividade física e lesão no joelho"
   Achei bem legal pois um médico ortopedista estava falando como era visto a artrose e como se vê hoje e até o meio da reportagem estava bem legal, mas no final o medico inventa de falar sobre exercícios, dai, como ele não estudou e não deve fazer atividades físicas, estragou a reportagem falando bobagem sobre alguns exercícios de musculação e sobre a corrida, leiam a reportagem abaixo completa:
   "Exercícios são bons para quase tudo, mas não para os joelhos _ mostram algumas pesquisase a ala de ortopedia de qualquer hostpital.
   Agora, uma revisão de estudos publicada em um periódico científicodiz que a atividade física não só não prejudica o joelho, mas ajuda à mantê-lo suadavel.
   Pesquisadores de Monash Universityem Melbourne, Australia, revisaram 28 estudos sobre atividade física e artrose no joelho _ doença degenerativa que provoca o desgaste da cartilagem.
   Ao todo, as pesquisas envolveram 10 mil pessoas, com idades entre 45 e 79 anos, e analisaramos efeitos no joelho de atividades como corrida e futebol. A conclusão surpreendente da revisão saiu no "Medicine & science in sporta & exercice"
   A artrose é a lesão do joelho mais comum em idosos, mas problemas mais frequentes em jovens, como ruptura de ligamentos e do menisco, costumam causar esse desgaste no futuro.
   Entre as causas que predispõe o joelho à lesões estãoos esportes de alto impacto, principalmente se feitos sem orientação.
   O objetivo do estudo era achar uma resposta mais clara sobre o tema, que gera pesquisas contraditórias. A conclusão dos pesquisadores é que a atividade física não leva à artrose. Ela aumenta o volume da cartilagem protegendo o joelho.
   Para Ricardo Cury, presidente da sociedade Brasileira de Cirugia do Joelho, a revisão é relevante por não haver consenso na literatura.
   "esclarece dúvidas e confirma o beneficio" diz.
   Ja Arnaldo Hernandez, chefe de medicina do esporte e cirugia do joelho do Instituto de Ortopedia e Traumatologia do Hospital das Clinicas, critica o fato de a revisão só ter considerado o risco de artrose.
   "É uma limitação. Outors problemas como tendinites, lesões de minisco e ligamento acontecem" afirma.



   Artrose: A doença degenerativa é um dos problemas mais comuns nos joelhos, também é frequente nos quadris, na coluna e nas mãos.
   A cartilagem que recobre as articulações absorve o impacto, se desgasta com a idade, exercícios de força feitos incorretamente e outras razões.
   O atrito entre os ossos é maior provocando dores e inchaço.
   Sintomas: Dor quando o movimento é iniciado e inchaço.



   Dois lados da moeda:
   Exercícios fortalecem a musculatura, mas tambem causam lesões.

   Benificios da atividade física para os joelhos:
   Atividades feitas moderadamente, com orientaçãoe sem carga exagerada, são benéficas para a saúde dos joelhos. Os exercícios fortalecem a musculatura e podem até aumentar o volume da cartilagem, que absorve o impacto.

   Prejuizo causado pelos exercícios:
   Exercícios de alto impacto, como corridas de longa distância e futebol profissional, forçam as articulações. Cargas exageradas e falta de orientação podem causar mais lesões.
 
  Atividades de risco:
  1) Mesa Extensora
  2) Leg press
  3) Agachamento até o chão
  4) Futebol
  5) corrida
  6) Ioga"


   O que ví de legal nessa reportagem é que, como nós profissionais de Educação Física ja sabiamos, os exercícios bem orientados por um profissional habilitado para isso(Profissional de Educação Física ou Professor de Educação Física) auxiliam na proteção dos joelhos como foi mostrado no estudo.
   Mesmo havido uma divergência de opnião entre os 2 médicos, um deles(o que é raro) concordou com o estudo que chegou a conclusão e provou os benifícios dos exercícios para a prevenção da artrose.
   Dai vem o cidadão(Arnaldo Hernanez)  começar a falar bobagem, dizendo que o estudo não levava em conta outros fatores e outros tipos de lesões. Será que esse medico sabe o que um comitê de ética aprova em uma pesquisa?
   Logico que só podemos levar em conta um dos fatores, visto que estamos estudando os benefícios dos exercísios em um aspecto.
   Dai vem o outro cidadão(Ricardo Cury) tambem médico falar sobre exercícios, o que não faz parte da sua profissão, sendo que na faculdade de medicina não existe nenhuma materia que ensina exercícios de musculação nem esportes.
   Esse ai ainda cometendo crime de exercício ilegal da profissão.
   Eu gostaria de ver se um Pofissional de Educação Física indicasse uma aspirina pra uma pessoa com gripe o que um médico iria dizer, visto que mesmo todo mundo sabendo que isso é indicado, existem pessoas alergicas e não temos a matéria de farmacologia na faculdade, não sendo essa a nossa competência.
   Vou explicar minha indignação:
   1) A mesa extensora não causa lesão desde que seja respeitado um ângulo seguro de execução, sendo esse perto dos 30º de movimento dos joelhos.
  2) O leg press idem, se não fizermos um movimento maior do que 45º não teremos risco algum para os joelhos.
   3) Agachamento até o chão, esse exercício então... Eu que fuui levantador de pesos sei do risco que é a sua execução incorreta, mas a execução correta e bem orientada? É só consultar os ex-levantadores de pesos e ver quantos deles tem lesões nos joelhos. Aincidência de artrose nesses atletas é muito menor do que em sedentários. Outro indicador de que não devemos falar o que não sabemos.
   4) Futebol, aqui foi dito o futebol profissional, mas qualquer esporte profissional causa lesões não só nos joelhos, então outra informação vaga.
   5) Corrida, tudo bem que a corrida do jeito que é feita hoje em dia provoca lesões, principalmente em atletas acima do peso ou pessoas mal orientada.
   6) Ioga, alguem ja viu um praticante de ioga com lesão nos joelhos?
   7) Carga exessiva? O que é carga exssiva? Eu que ja fiz agachamento com 300kg, não estaria fazendo excesso com 150kg, mas uma pessoa que nunca fez o exercício começar com 150kg isso sim é carga exessiva.
   Esse lance do exagero, depende muito do nível de treinamento de cada pessoa, para um maratonista correr 20km é uma brincadeira, pra mim que não corro é um baita exagero.
   Então deixo um pensamento:
   Vamos ser cada dia mais profissionais e nos concentrarmos em nossas áres de atuação, sendo assim, cada vez mais respeitados e cada dia mais melhorando a qualidade de vida da população.
   Abraço à todos os "profissionais " da área da saude como  Profissionais de Educação Física, Professores de Educação Física, Medicos, Fisioterapeutas, Terapeutas Ocupacionais, Massagistas, Socorristas, Farmacêuticos, Nutricionistas, Psicólogos, e outros que trtabalham dentro de suas competências auxiliando e levando o melhor pra todo mundo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário