segunda-feira, 22 de julho de 2013

Não gosto de musculação, quais minhas opções?




 Só existe uma resposta pra essa pergunta: “_Aprenda a gostar.”
            Pois é, não tem outro jeito, hoje já se sabe que o ser humano, para ter qualidade de vida, precisa de 2 principais valências físicas, são elas: a força e a flexibilidade, nessa ordem.

            Quando envelhecemos a coisa fica pior ainda, pois à partir dos 30 anos começamos a perder massa muscular gradativamente, e em maior velocidade depois dos 60 anos, como parar isso? Não tem jeito, isso é o processo natural de envelhecimento, mas podemos frear e até estacionar esse processo através da musculação.

            E não é musculação fraquinha não, nosso corpo pode realizar grandes levantamentos de cargas altas, só temos que treiná-lo pra isso e só assim conseguimos manter ou aumentar a nossa massa muscular.
            Qualquer exercício na musculação vai te fazer bem, mas se a sobrecarga for aquém das suas capacidades,  você vai manter a mobilidade articular, vai manter a flexibilidade, vai aumentar a irrigação sanguínea, mas se o objetivo for massa muscular, você vai ter que suar erguendo os pesos, vai ter que fazer força de verdade, e isso em qualquer idade.

            Lógico que, como eu disse acima, tem que haver sobrecarga de acordo com sua capacidade, do mesmo modo que tem gente que faz musculação há 20 anos sem muita sobrecarga, tem aqueles que em 3 meses querem erguer o mundo.

            Tudo é uma questão de ajuste, pra isso existe o profissional de educação física para auxiliá-lo.
            E você poderá continuar à fazer qualquer atividade física pelo resto da vida, tais como : Yoga, Pilates, Dança, Futebol, Basquetebol, Voleibol, natação, e qualquer outro esporte, desde que faça musculação, pois você sempre vai precisar da força pra realizar qualquer atividade física.


            Então se você ainda não se conscientizou  que vai precisar da musculação para ter qualidade de vida em todas as idades, já passou da hora.
            Qualquer dúvida, esclarecimento ou sugestão e crítica sobre qualquer tema relacionada à saíude, estou à disposição no e-mail: gustavo.moscardi.monteiro@gmail.com, abraço.

Um comentário: