quinta-feira, 5 de maio de 2011

Corrente Russa funciona?

   Bom todo mundo ja deve ter ouvido falar sobre corrente russa, um aparelho que contrai a musculatura por meio de impulsos eletricos externos vindo de um acumularod e que não cansa nem se faz esforço e ainda trabalha os musculos descansando ou lendo um livro.
   Isso é o que é vendido nas clinicas, mas o que é corrente russa? De onde vem esse nome? Poruqe não corrente asiatica?
   Isso tem explicação e é muit foacil de entender porque se pensa que esse tratamento da algum resultado e por que do nome.
   Vamos voltar um pouco na história dos esportes, mas precisamente em 1984, quando a extinta URSS era uma das maiores potências do esporte mundial, só que nessa mesma época existia a guerra fria e os centros de treinamento russos eram bem afastados para não serem bisbilhotados.
   Então quando havia alguma competição os atletas tinham que percorrer um longo caminho de avião.
   Como sabemos a pressurização da cabine dos aviões causam uma vasoconstrição periferica, o que é isso? è a diminuição da circulação nas extremidades do corpo, isso significa mãos, pés, ombros, etc...
   Então os esportes que dependiam da coordenação motora fina (como voleibol, handebol, esgrima, etc..) tinham uma diminuição na sensibilidade e consequentemente na coordenação motora fina, e a performance caia devido à esse fator.
   Uma primeira solução foi os atletas treinarem e se exercitarem durante o voo, mas eles chegavam cansados, dai a performance caia pela fadiga, não mais pela falta de coordenação.
   Então um russo que eu não sei o nome, mas que era um gênio, inventou um aparelho que ficava estimulando a musculatura de forma exógena (de fora para dentro), em que o fluxo sanguineo era preservado, mas como as contrações não eram geradas no sistema nervoso central, não causavam fadica muscular e preservavam a circulação periferica.
   Assim os leigos viam os atletas russos, muito musculosos e fortes saindo do avião com o aparelhinho de choque acoplado neles, então pensavam:
  "É o aparelho que os deixam fortes."
   Sem se dar conta do treinamento aprimoradíssimo que eles tinham até chegar naquele momento.
   Dai uns oportunistas venderam essa imagem de que a "corrente russa" estimula a musculatura ao ponto de aumentar seu tonus.
   Mas não é verdade.
   A unica aplicação que realmente tras algum benefico da corrente russa é no caso da fisioterapia, pois como ela mantem a circulação local, o seu uso acelera a recuperação de lesões musculares pelo aumento da circulação na área lesionada.

Um comentário:

  1. Olá Gustavo, acabei encontrando seu blog e gostei muito das informações... Vários mitos desvendados! Sugiro que faça um post tirando uma dúvida frequente: se anabolizantes ajudam efetivamente no desaparecimento das celulites! Beijos

    ResponderExcluir