quinta-feira, 6 de fevereiro de 2014

Calistenia é bom? Funciona?

Calistenia:
A calistenia foi criada e fixada pelo Dr. Lewis e pela A.C.M(Associação Cristã de Moços), afim de promover saúde e aptidão física em pessoas que não são atletas, pois a prática esportiva de alto rendimento exigia uma seleção natural óbvia. Dr. Lewis constatou que  uma atividade física de execução simples e com resultados reais, poderiam ser realizados por qualquer pessoa, mesmo aquelas que não possuíam um acervo motor abrangente.
A  ginástica de academia, localizada e aeróbica com certeza é uma neta da calistenia, pois foi  fundamentada nos movimentos mais populares dessa vovó esportiva.


Hoje vemos uma grande parte das academias e de alguns centros de treinamento vendendo uma aula que tem o nome de Bodyweight nos Estados Unidos, mas chamando de calistenia.
Ai me perguntam, essa aula é boa? funciona? vou responder com outra pergunta, um mini-sistem que toca fita cassete é bom? 
Hoje, se reinventassem a fita cassete, com certeza teria um som melhor que quando deixaram de fabricar os cabeçotes que liam esse tipo de mídia para música, mas ja inventaram o CD, o MP3, e outros formatos que talvez eu nem conheça, então a fita cassete ficou ultrapassada, pois ela pode arrebentar e você perde todas suas músicas, não é segura.
Com a calistenia é assim também, nela o praticante realiza exercícios sem o auxílio de máquinas, como se fazia antigamente,muito antigamente, logico que hoje os professores são bem mais preparados do que antigamente quando não existiam as maquinas de musculação.

Mas ja inventaram as máquinas, então os exercícios livres e com, pasmem, pneus e marreta, ficaram ultrapassados e perigosos, onde você acha que vai parar a ponta de uma marreta se essa se solta?
Então me perguntam de novo, mas é bom, eu respondo, qualquer exercício é melhor do que o sedentarismo, as pessoas que ainda não tem uma consciência de que a musculação é uma necessidade no estilo de vida contemporâneo, recorrem sempre às novidades do mundo do wellness ou fitness, com alguns ainda chamam, mas essas novidades nem sempre são "novidades", às vezes são métodos bem ultrapassados que voltam com uma roupagem nova, custando caro e sendo vendido como novidade, como é o caso da calistenia, se funciona? Funciona, se é boa, é boa, mas ja existem técnicas de treinamento que funcionam mais e que são melhores, e essas nunca saem de moda.





Essas imagens com pessoas com corpos perfeitos, fazendo coisas impossíveis são vendidas como calistenia, mas isso são ex-atletas de ginástica artística, antiga ginástica olímpica, que continuam seus treinamentos e vendem como se qualquer pessoa fosse capaz de fazer, sendo que eles treinam desde os 4-5 anos de idade e tem os corpos esculpidos ao longo de anos de treinamento e dieta específica, se você, pessoa normal, fizer esse tipo de ginástica, com certeza vai melhorar seu físico, vai emagrecer, vai ganhar massa muscular, isso com certeza, mas igual qualquer outra modalidade esportiva e bem menos que a musculação, pois como esses exercícios tem um grau de dificuldade alto, a carga geralmente e baixa, e carga baixa, menor consumo calórico, a postura para realizá-los é muito importante, e nem todos conseguem mantê-la, então a segurança ja deixa de ser fator primordial nesse tipo de exercício, se você tem alguma limitação ortopédica, tipo, hérnia de disco, condromalacia patelar, hiperlordose, frouxidão ligamentar, desvios posturais, espondilolistese, espondilólise, ou qualquer outra limitação, não deve realizar esse tipo de aula.


Imaginem essa segunda foto pra quem tem frouxidão ligamentar nos ombros....
Eu nem imagino.
Na primeira ja deturparam tanto esse tipo de aula com enfeites para deixá-la mais atraente que ja incorporaram malabarismo.
Então se você quer marretar pra ganhar músculos, trabalhe numa demolidora, assim você ganha músculos e ainda contribui com a sociedade.
Mas se esse é o tipo de aula que te atrai, procure uma boa academia, com professores realmente qualificados e verifique se você esta apto à essa pratica, se tudo estiver certo, sem problemas, você pode fazer a aula com certeza, em contra-partida, é uma aula motivante, estimulante e que te leva à um ambiente em que você vai se sentir um verdadeiro estivador, isso no bom sentido.
Essa prática, quando feita com toda segurança, num lugar onde foi preparado para receber essa aula, é uma boa opção de treinamento, mas procure sempre uma academia que disponibilize esse espaço, adaptações de espaço podem ser perigosas.
Aqui em Joinville existem alguns lugares própios para essa atividade e com professores bem qualificados, eu indicaria procurarem esses lugares para a prática dessa atividade, evite praticá-las ao ar livre, o risco de acidente aumenta muito.
  Abraço.