quarta-feira, 30 de outubro de 2013

Dieta paleo (paleolítica) funciona?

Me perguntam muito sobre dietas, não sou a pessoa mais habilitada pra falar sobre dietas, prefiro que perguntem à um nutricionista.
Mas vou tentar explicar algumas coisas sobre esta dieta em específico, a paleolítica.
Bem essa dieta prega que temos que comer o que o homem nascido no período paleolítico comia para termos o corpo parecido com o dele, geralmente definido.
Mas vamos às implicações desta dieta, a diferença entre uma dieta balanceada e a paleolítica é essa:
Como vemos são bem diferentes as pirâmides, mas vamos nos atentar à alguns detalhes que ninguém fala:
1) O homem paleolítico era extrativista, isso quer dizer que ele não plantava, ele retirava os vegetais e as frutas dos locais nativos, assim esses alimentos eram muito mais nutritivos dos que encontramos hoje.
2) Ele comia carne de caça que pastava e corria, e subia morro o dia inteiro, bem diferente dos bois criados em baias que temos hoje, sem falar nos hormônios.
3) A Água era pura, não vinda de torneiras ou filtros.
4) O homem nessa época andava, escalava, caçava, corria, pulava, o dia inteiro, e dormia cedo e acordava cedo, quer dizer passava o dia se exercitando.

Por essas e muitas outras razões é que se você fizer esse tipo de dieta não vai ter aquele corpo que vê nos desenhos, os homens daquela época tinham um estilo de vida diferente, talvez se um estivador ou um pedreiro fizer esse tipo de dieta consiga um corpo igual ao dos nossos antepassados, mas voc~e que trabalha sentado, sai à noite pra beber, não dorme bem, e tem preguiça de lavar o carro em casa, manda no posto, nunca vai conseguir um corpo assim com essa dieta.
Espero ter respondido à algumas dúvidas.
 Abraço.