sexta-feira, 16 de agosto de 2013

Reportagem da revista Veja da semana de 12 de agosto de 2013

Foi muito grande a polêmica disseminada pela reportagem: Revolução dos músculos, publicada na revista Veja.
Nessa reportagem ensinam um treino de 7 minutos diário que proporciona resultados fantásticos e denigrem a imagem de outros tipo s de exercícios.
Baseado em informações infundadas e sem sustentação científica, o repórter ainda se da ao luxo de dar sua opinião pessoal sobre Arnold Scwarzenegger, falando que ele foi um ator "tosco" e um governador "medíocre", me desculpe, mas medíocre é um repórter que escreve em uma revista formadora de opinião e que tem uma circulação absurda no Brasil, isso demonstra a falta de educação e de preparo dos "profissionais" de diversas áreas no Brasil.
Bem mas vamos à reportagem, nela 2 personais trainers de São Paulo defendem o uso do Kettlebell como ferramenta de trabalho de ótimo desempenho, até ai tudo certo, realmente o kettlebell é uma ferramenta muito útil para os profissionais de educação física, mas não é a melhor ferramenta que existe.
O treino de 7 minutos pode até ser uma alternativa para quem não tem tempo e é sedentário, mas não vai modificar o seu corpo, o treinamento com o kettlebell pode ser substituído com muitas vantagens pelo treinamento com a barra realizando o levantamento terra.


No pendulo como kettlebell você tem o impacto axial na coluna vertebral, o que não ocorre com o levantamento terra, como você esta segurando uma barra, e não um "sino", seu corpo fica numa posição muito mais ergonômica e segura, e com isso consegue levantar mais carga, o que justamente é enfatizado na reportagem, quanto mais intenso o exercício melhor, e com mais carga a intensidade será maior.
Ainda tem o outro lado, sempre dizem que eu sou contra exercícios aeróbios, e não é verdade, mas na reportagem evidenciam os perigos da maratona, que o corpo sofre muito que a imunidade cai, que o corpo leva até 2 meses pra se recuperar, tudo isso é verdade, mas em qualquer competição de qualquer modalidade esportiva acontece o mesmo, numa prova de natação de 50 metros ou numa corrida de 1200 metros rasos, o impacto sobre o corpo é imenso pois o atleta deu seu 100% e o corpo vai sofrer muito e demorar pra se recuperar, isso ocorre também nas provas de levantamento de pesos, mas isso sé competição, não estamos falando de treinamento diário, outra mancada da Veja.
Como em toda reportagem ela é feita pra vender revistas e levar alguma informação pro leitor, mas não acredite em tudo que você le, senão estaria fazendo um super-slow, que foi evidenciado e endeusado pela Veja no ano de 2004, e que não demorou mais do que 3 meses pra ser esquecido ou quando a Veja publicou uma reportagem dizendo que o Yoga mudava o corpo, que também já saiu de moda.
Novas tendencias sempre viram, alguns adeptos sempre existirão, mas lembre-se milagre não existe e os estudos sempre estão acontecendo, sempre tenha um profissional de educação física atualizado por perto e tire suas dúvidas com ele, vai ser muito mais seguro e com resultados realmente comprovados.
   Abraço.

terça-feira, 6 de agosto de 2013

Hernia de disco cervical

Como ja descrevi em postagem anterior, a hernia de disco se da quando o material pulposo contido entre as vértebras da coluna dorsal "vaza" pra fora do seu envoltório.
Isso pode causar compressão de raízes nervosa e gerar diversos problemas, os mais comuns são a dor local e irradiada, geralmente para os braços.

É uma hernia comum nos dias de hoje, devido à má postura adotada pelos jovens e que se estende até a idade adulta e a velhice.
Essas posturas não muito indicadas geralmente são assumidas em frente ha um computador, livro de estudo ou mesmo nos sofás, essa má postura pode gerar descompensação das forças que se aplicam sobre a coluna cervical, gerando um desequilíbrio entre elas e, com o tempo , podendo ressecar o disco fibroso entre as vértebras ocasionando a hernia de disco cervical.


Apesar de comum, é a hérnia mais perigosa, por estar em uma região da coluna por onde passam a maioria das raízes nervosas, e por ser uma região de muita movimentação durante o dia, o risco de romper essas raízes nervosas é muito grande, embora a cabeça pese pouco (media de 4,5kg) sua movimentação é enorme durante o dia, praticamente usamos a coluna cervical em todas as posições em que nosso corpo esta.
O problema é que quanto mais alto for a vértebra herniada, maior o dano quando comprimida as raízes nervosas, podendo culminar em paraplegia e em casos mais raros em tetraplegia.
Como todos os problemas articulares ja diagnosticados, o melhor tratamento é o equilíbrio das forças que agem sobre a articulação, nesse caso a coluna cervical, outra vez a musculação é o exercício mais indicado, onde temos a possibilidade de trabalharmos os músculos que sustentam o pescoço de forma mais isolada, podemos restabelecer o equilíbrio da musculatura , onde geralmente a cadeia de músculos posteriores fica mais fragilizada devido à posturas inadequadas.
A hérnia de disco cervical também pode ser ocasionada por um trauma, é muito comum em acidentes de trânsito, tanto em condutores de motos como condutores de automóveis.
Nesse caso deve-se primeiro avaliar o estado do acidentado para realizar um prognóstico mais acertado, mas qualquer que seja o diagnóstico ele poderá se beneficiar do trabalho na musculação.
Outro movimento comum e que pode ocasionar a hérnia de disco cervical é ficar de cabeça pra baixo apoiado na cabeça,como algumas posições no yoga, e outra posição pior ainda é a locomoção de objetos pesados apoiados na cabeça, como sacos de cimento e trouxas de roupa.


O tratamento deve ser, primeiramente fisioterapia, não ha como realizar qualquer outro tipo de atividade física sem realizar um bom número de sessões de fisioterapia, onde farão os movimentos naturais do pescoço se restabelecerem, uma máquina que alivia muito a dor em casos de hernia de disco cervical é a tração.


Além de aliviar as dores, tende à recolocar as vértebras no lugar certo, aliviando a tensão dos músculos contraídos que sofrem essa contratura para evitar que o pescoço se movimente e cause uma ruptura nas raízes nervosas.

O que a pessoa portadora de hérnia de disco cervical deve evitar:
Impacto sobre a cabeça, como uma cabeçada no futebol, por exemplo, corrida, esportes que envolvam saltos, artes marciais, principalmente as que tem chutes ou projeções do corpo, esportes com raquetes, e esportes de impacto, e na musculação devem evitar agachamento pois a barra é apoiada próxima ao pescoço, podendo causar uma excessiva extensão do pescoço.


Esportes que não causam maiores prejuízos:
 natação, desde que não salte na água e que não realize o nado de peito, ciclismo, dança de salão, patinação, ginástica rítmica, etc...

É altamente recomendado que o portador de hérnia de disco cervical realize qualquer esporte sob orientação de um Profissional de Educação Física.

Abraço e até a próxima.