terça-feira, 6 de novembro de 2012

Preciso correr para emagrecer?


 Sempre ouço essa pergunta, alias, todos os dias me fazem essa pergunta, lógico que corre esta na moda de novo, e se formam grupos de corridas aos montes, as revista de saúde dão muito espaço para o modismo, também eles tem que vender revistas e o que vende é o que esta na moda.
   Mas a resposta é não.
  Correr é uma excelente atividade física e se bem orientada por um profissional capacitado, em um grupo de corrida vai ser uma atividade segura e para alguns até prazerosa, mas não vai emagrecer você.
   O que vai te emagrecer é o balanço calórico negativo, isso é, comer menos calorias do que gasta.
   Lógico que se você correr vai gastar mais calorias, se for bem orientado e treinar com muita garra vai conseguir perder umas 550 calorias em 1 hora, parece pouco, mas é umas das atividades que tem um gasto calórico dos mais altos.
   Lógico que tem atividades que aparecem com um gasto calórico maior, mas, na maioria, são atividades competitivas, dai se você treinar corrida para ser um corredor, vai gastar umas 1000 calorias por hora, mas a intensidade da corrida será outra, que a maioria das pessoas não aguentam.
   Então eu volto à dizer, faça uma atividade física bem orientada que te dê prazer e consulte um nutricionista para ter resultados melhores e mais consistentes, não aceite orientação de profissionais não capacitados, por exemplo, se seu personal trainer te passar uma dieta, procure outro personal pois os personais trainers não são capacitados para esse trabalho, para isso existe o nutricionista, do mesmo modo que se seu personal te receitar anabolizantes, fuja dele e não olhe para trás, só um médico endocrinologista pode te receitar isso.
   Do mesmo modo que se seu médico te receitar um programa de corrida ou seu nutricionista, fuja deles, eles não são capacitados para isso.
   Bom treino à todos