domingo, 26 de agosto de 2012

Espondilolistese


Espondilolistese
É uma deformidade em que uma vértebra desliza sobre outra, provocando um desalinhamento da coluna. Isso ocorre devido a um desgaste das articulações responsáveis pela sustentação. Este deslizamento ocorre de forma muito lenta, e muitas vezes está estacionado, não é progressivo.
É muito raro que as espondilolisteses degenerativas cheguem a se manifestar por deformidades físicas visíveis, pois o deslizamento das vértebras costuma ser pequeno. Os sintomas mais comuns são a lombalgia crônica e a dor ciática.

O tratamento inicial visa o controle da dor, consistindo de medicação, exercícios e fisioterapia. Os bloqueios para tratamento de dor também podem ser utilizados. A cirurgia se reserva para os casos mais graves e para aqueles em que os outros tratamentos não funcionaram. Na cirurgia, os nervos que estão apertados devem ser liberados e a vértebra que apresenta instabilidade deve ser fixada. A fixação costuma ser feita com a colocação de implantes metálicos de titânio (parafusos), utilizando-se a técnica de artrodese de coluna. Na maioria dos casos não é necessário trazer a vértebra de volta para o lugar, apenas fixá-la de modo a impedir que siga se movendo.

Espondilolistese Ístmica

É uma deformidade em que uma vértebra desliza sobre outra, provocando um desalinhamento da coluna. Isso ocorre devido a alguns tipos de defeitos na parte posterior da vértebra, sendo o mais comum a espondilólise, uma fissura nas juntas que sustentam o alinhamento espinhal. Este deslizamento ocorre de forma muito lenta, e muitas vezes está estacionado, não é progressivo.
Diferente da espondilolistese degenerativa, esta patologia pode ocorrer em jovens e crianças, devendo sempre ser pesquisada em crianças que se queixam de dores nas costas.
As deformidades físicas visíveis podem acontecer, mas apenas nos casos mais graves, em que o deslizamento é muito grande. Os sintomas mais comuns costumam ser lombalgia crônica e dor ciática.
O tratamento inicial visa o controle da dor, consistindo de medicação, exercícios e fisioterapia. Como em todas as deformidades, a única maneira do problema ser corrigido é a cirurgia, que se reserva para os casos mais graves, e para aqueles em que os outros tratamentos não funcionaram. Na cirurgia, a vértebra que desliza deve ser fixada e os nervos que estão apertados devem ser liberados. A fixação costuma ser feita com a colocação de implantes metálicos de titânio (parafusos), utilizando-se a técnica de artrodese. Na maioria dos casos não é necessário trazer a vértebra de volta para o lugar, apenas fixá-la de modo a impedir que siga se movendo. 
Nas espondilolisteses muito graves (chamadas listeses de alto grau), onde o deslizamento da vértebra é muito grande, o tratamento cirúrgico precoce, na infância ou adolescência, costuma ser o mais adequado, para impedir a piora do quadro com o envelhecimento.




Na espondilolistese a coluna fica solta, com as vértebras deslizando?

Na verdade este deslizamento ocorre de forma muito lenta e, muitas vezes, está estacionado, não sendo progressivo. A instabilidade que existe é crônica, não existe risco da coluna se "desmontar" de uma hora para outra.

Qual a causa da espondilolistese?
A espondilolistese degenerativa ocorre em adultos e idosos, pois é provocada pelo desgaste das articulações facetárias, como parte do quadro de degeneração da coluna. 

A espondilolistese ístmica ocorre por um defeito das articulações facetárias, que pode ser de natureza congênita ou devido a lesões ocorridas na infância. Como pode ser por uma má-formação congênita, a espondilolistese ístmica é comum na infância e adolescência.

Quais os sintomas da espondilolistese?
As deformidades visíveis acontecem só nos casos em que o deslizamento da vértebra é muito grande. Via de regra os maiores sintomas são dor lombar crônica e dor ciática, mas é comum uma pessoa ser portadora deste tipo de deformidade sem apresentar nenhum sintoma. 

Qual o tratamento da espondilolistese?
O tratamento inicial visa o controle da dor e consiste em medicação, exercícios e fisioterapia. Como em todas as deformidades, a única maneira do problema ser corrigido é a cirurgia, que se reserva para os casos mais graves e para aqueles que os outros tratamentos não funcionam. 

Como é a cirurgia da espondilolistese?
Na cirurgia a vértebra que desliza deve ser fixada e, se estiverem apertados, os nervos devem ser liberados. A fixação costuma ser feita com a colocação de implantes metálicos de titânio (parafusos). Na maioria dos casos não é necessário trazer a vértebra de volta para o lugar, apenas fixá-la de modo a impedir que siga se movendo.


   Bem esses dados eu peguei de um site medico especializado.
   Existem casos em que o melhor tratamento é a cirurgia mesmo, mas, na maioria dos casos, mesmo com o diagnóstico tardio é possível o estacionamento do deslizamento e até mesmo a reversão desse processo através de realinhamento da musculatura.
   Como ocorre a espondilolistese degenerativa? 
   Ocorre com a hipertonia da musculatura lombar e a hipotonia da musculatura abdominal e obliqua.
  O que isso quer dizer? A musculatura da parte inferior das costa e da parte de trás das coxas ficam encurtadas e a musculatura do abdome fica fraca, permitindo que o corpo assuma posturas inadequadas à coluna por um período de tempo muito grande, causando assim, uma pressão muito grande sobre as vértebras que se realinham de forma errada para manter essa postura.
   

Como tratar ou reverter o processo?
   Não é fácil nem rápido,  mas é possível com o fortalecimento da musculatura abdominal e o alongamento da musculatura lombar e posterior das coxas. 
   Mas esse processo pode levar anos para acontecer e em alguns casos, pode não ocorrer o realinhamento das vértebras, mas o impedimento do avanço da doença é quase que 100% conseguido através desse método.
  
   Outro fator que não foi citado pelo site médico e que piora muito o quadro dessa doença é o excesso de peso, responsável pela sobrecarga na coluna e pelo enfraquecimento do abdome.
   
  Qualquer pessoa que tem espondilolistese pode fazer esses exercícios?
   Sim, sem problemas, o maior problema é encontrar profissionais treinados e capacitados para lidar com uma pessoa com esse tipo de doença.
   Eu trabalho nessa área ha muito tempo e não conheço mais do que 3 profissionais capazes de trabalhar com pessoas com esse diagnóstico e melhora-las.
   
   Qualquer pessoa que apresente diagnóstico de espondilolistese deve procurar um médico e rapidamente um profissional de educação física capacitado para tratar-se pois apesar do avanço da doença ser lento é imperceptível e progressivo, você se acostuma com uma pequena dor e quando a dor aumenta já é tarde para o tratamento, tendo o paciente que recorrer à cirurgia.
   

Então se mantenha sempre no peso ideal e consulte um médico regularmente, e sempre mantenha seu corpo ativo e equilibrado, pois todos vamos envelhecer e eu quero ver cada vez menos pessoas com muletas andando por ai.
   Estou à disposição de todos para esclarecimento no e-mail:
   gustavo.moscardi.monteiro@gmail.com

   Abraço

segunda-feira, 13 de agosto de 2012

Melhor correr antes ou depois da musculação?

   Sempre me fazem essa pergunta e como muitas outras tenho que responder: Depende.
   Bem depende de que?
   Se seu objetivo é melhorar sua corrida, correr melhor ou diminuir seu tempo em uma certa distância o mais aconselhável seria correr antes da musculação.
   Mas se seu objetivo é definição muscular, o melhor é correr depois.
   Bem estou colocando o termo "correr" pois é a atividade mais praticada hoje em dia, mas isso vale para qualquer atividade contínua, como natação, caminhada, pedalada, etc...
   Por que essas afirmações?
   Bem quando fazemos musculação nosso corpo consome uma quantidade imensa de glicogênio (carboidrato), quando fazemos uma atividade contínua, consumimos menos glicogênio e um pouco de gordura.
   Então se fizermos uma atividade contínua antes da musculação vamos ter menos glicogênio para alimentar nossos músculos, diminuindo assim nosso desempenho.
   E se fizermos a musculação primeiro, gastaremos muio glicogênio, mas ainda teremos o suficiente para realizarmos o treinamento contínuo e ainda podemos utilizar a gordura para alimentar os músculos durante essa atividade contínua.
   Mas se nosso objetivo for melhorar o desempenho na atividade contínua, melhor deixar a parcela de energia maior para melhorar o desempenho nessa atividade.
   Espero ter respondido à mais essa dúvida.
   Abraço

domingo, 12 de agosto de 2012

Ganhar peso quer dizer que engordei?


Não ligue pra balança
Quando vamos a farmácia, ou simplesmente passamos pela frente de uma temos vontade ou mesmo curiosidade de subir na balança e medir quanta massa nosso corpo possui. O peso corporal mostrado em quilogramas no mostrador digital ou mesmo através do ponteiro da balança é o resultado de tudo que está acima de sua plataforma. Após subirem na mesma, é comum ouvir das pessoas: “Estou gordo!”; “Preciso emagrecer!”; “Nossa! Exagerei no final de semana, amanhã começo uma dieta!”; “Tenho que fazer a dieta do limão!”; ou mesmo, “Tenho que engordar!” Infelizmente a balança é “burra” ou talvez para não ser injusto com este importante instrumento de medida: é limitada. Limitada no que ela faz que é somente pesar tudo que está acima de sua plataforma. E, como você sobe com todo seu corpo, mais o que esta vestindo, calçando e carregando, então o resultado é o que se pode observar.

Entretanto, quando se fala em Corpo Humano é importante entender que ele é composto por inúmeros elementos que são divididos basicamente em Massa Gorda (composta por gordura essencial e gordura armazenada) e Massa Livre de Gordura (músculos, ossos, órgãos, líquidos e quaisquer outros tecidos). Então, atribuir ao peso mostrado pelo ponteiro ou digitalmente, que é bom ou ruím, é, no mínimo, uma atitude pouco inteligente. Você não sabe a quantidade que têm de cada componente, nem se ele está nas proporções adequadas para uma pessoa na sua idade, com a sua altura, com a sua constituição física e com o tipo de atividades que realiza durante o dia. Mas, como atualmente as pessoas não gastam energia em atividades físicas como a alguns anos atrás (principalmente pelo avanço tecnológico) e ingerem calorias a mais do que gastam, é muito comum termos excesso de gordura corporal. Porém, alguém que tenha muito tecido muscular e ósseo pesará bastante (achar-se-á gordo) e de repente alguém que não pesa tanto (achar-se-á magro), não terá pouca gordura acumulada. Enfim, são inúmeros os casos de interpretação errada baseando-se somente no peso mostrado, isto sem considerar as possibilidades da balança marcar a mais ou a menos. Pese-se em várias balanças, com pouco intervalo de tempo e observe as diferenças.

Por isso gostaria de chamar-lhes atenção para algumas coisas importantes:

1º - Para saber exatamente se está nas medidas consideradas adequadas somente uma balança não é capaz de determinar. É necessária uma análise de composição corporal, onde será determinado a quantidade de cada tecido do seu corpo. Vale lembrar que a gordura é necessária ao bom funcionamento do organismo humano. O que temos que ter consciência é que existem limites máximos e mínimos que quando são ultrapassados não são salutares ao Ser Humano. Tanto em excesso, quanto em carência, a gordura corporal traz prejuízos à nossa saúde. Agora, na quantidade adequada só nos faz bem.

2º - Cuidado com as dietas fartamente encontradas em revistas não científicas e conhecidas como eficazes pela sua melhor amiga. Elas fazem perder peso em pouco tempo, independente do que seja, líquidos, músculos ou mesmo gorduras. Normalmente são carentes de nutrientes essenciais ao organismo.

3º - Não tenha pressa. Querer entrar em forma através de exercícios acreditando que a barriguinha que você levou meses e as vezes anos para construir pode sumir em apenas algumas sessões de ginástica somente farão você desmotivar e desistir ou fazer atividades em excessos. Novamente o equilíbrio é o ideal. Tanto o futebol com os amigos somente no final de semana, como a prática intensa e diária de exercícios pode comprometer seu organismo.


Enfim, por mais descontente que esteja com seu corpo, duvido que, em sã consciência, você queira mudá-lo sob o risco de comprometer sua saúde. Por isso, vai o alerta. Se você quer saber como realmente está, precisa muito mais que subir numa balança, precisa fazer uma análise de Composição Corporal. Segundo se quer “emagrecer”, deve fazer isto através de uma alimentação equilibrada orientada por um profissional (e não encontrada numa revista qualquer). Procure ter uma boa noite de sono, seu corpo precisa de descanso. E por último, mas não menos importante, a prática regular de exercícios físicos prescritos por um profissional de Educação Física ajudarão você a ficar de bem consigo e com os outros.

quarta-feira, 8 de agosto de 2012

Limitações o que fazer quando se descobre uma delas?

   Bem, recentemente resolvi escrever sobre limitações ortopédicas e funcionais.
   O que fazer quando temos uma?
   Bem eu sempre acredito que nada supera a energia do homem, mas temos que canalizar essa energia para algo que queremos e podemos fazer.
   Por exemplo, se uma pessoa adora jogar futebol, rompe um ligamento cruzado anterior, ela pode voltar a jogar futebol? Pode, desde que se prepare pra isso.
   Mas ha casos em que a limitação impede a pessoa de fazer algumas coisas que ela fazia antes e tem qaue se conformar com isso.
   Por exemplo, eu tenho limitações no joelho direito e na coluna que me impedem de jogar futebol, e principalmente de fazer trilha de motos, uma coisa que eu adorava fazer até ter esses problemas, quando descobri que tinha essas limitações parei de fazer esses esportes, mas hoje faço musculação, pedalo, nado, e qualquer outra coisas que eu queira e possa fazer.
   Esse é o grande lance pra quem tem alguma limitação.
   A primeira coisa à se fazer quando descobrimos uma condromalacia que seja é colocar na mesa o que podemos fazer mesmo com esse problema e escolhermos o que mais gostamos de fazer e ir em frente, não ficar se lamentando que não vai dar pra fazer tal coisa.
   E quando as poções que sobram não agradam o limitado, comece a gostar de alguma delas.
   O conselho que eu dou pra que tem qualquer limitação ortopédica, principalmente hernia de disco é:
   _Não ache que possuí super-poderes, não insista em fazer um esporte que vai colocar em risco sua integridade física, pois uma hernia na coluna pode deixar uma pessoa paraplégica ou mesmo tetraplégica.
     Aprenda a viver com sua limitação e seja feliz.
  Abraço