quinta-feira, 26 de maio de 2011

É verdade que exercícios aerobicos emagrecem?

   Me fazem muito essa pergunta, e outras também:
 _Pra emagrecer devo andar ou correr?
 _Se eu nadar emagreço?
 _Se estou acima do peso devo começar a fazer exercícios aerobios e depois fazer musculação?
 _Fazer musculação com pouco peso e muita repetição ajuda à queimar mais gordura?
 
Bem respondo à todas essas perguntas com uma só resposta:
   Não.
  Emagrecer é uma formula matemática e não depende de nenhum outro dado.
   Se você comeu 2000 calorias e no seu dia gastou 3000, emagreceu 1000 e lembrando que 7000 calorias equivalem à 1 kg de peso corporal se você continuar nesse ritmo emagrecerá 1kg em 7 dias.
   O contrário também é verdadeiro, se você comeu 3000 calorias e gastou, no seu dia, 2000 engordou 1000 calorias e em 7 dias engordará 1kg de peso corporal.
   Viu? Não existe formula mágica nem nada, se quiser emagrecer terá que fazer uma dieta, independente de qual seja sua atividade física.
   Lógico que existem atividades físicas que gastam mais calorias que outras, mas de nada adianta fazer um treino de musculação de altíssima intensidade em que você gaste 2000 calorias, se ingerir 7000 calorias no dia.
   E outra coisa, o emagrecimento não tem variáveis, não adianta colocar a culpa de engordar na idade, ou no hipotireoidismo, ou na genética, nem falar que tem um amigo que come o que quer e não engorda e que queria ser igual à ele.
   Se você tiver hipotireoidismo e comer 2000 calorias e gastar 3000 calorias vai emagrecer 1000 calorias, independente da alteração que tiver.
   Se você tem pais obesos e comer 2000 calorias e gastar 3000 vai emagrecer 1000 calorias do mesmo jeito.
   Se você tiver 70 anos e comer 2000 calorias e gastar 3000 vai emagrecer as mesmas 1000 calorias.
   E seu amigo que não engorda nunca, não é geneticamente melhor do que você, ele só não come mais calorias do que gasta, se somar as calorias que ele come no dia e subtrair o que ele gasta de calorias pode ter certeza que essa conta vai dar equilibrada ou pender para um defcit calorico.
   Pois se ele comer 3000 calorias e gastar 2000 o corpo dele não vai evaporar 1000 calorias nem fazer sair na urina, nem suar essas calorias, vai ser depositada nos adipócitos (celulas especializadas em armazenar gorduras) do mesmo jeito que em qualquer pessoa.
   E somente a ultima pergunta que tem uma resposta diferente: Se você fizer series com pouco peso e muitas repetições vai ter uma intensidade do treino baixa e conseqüentemente vai gastar menos calorias.
   Por que existe esse mito?
   Facil. Novamente a observação leiga leva à esses mitos.
   Um culturista em época de competição tem que fazer dieta para reduzir o nível de gordura corporal, então ele faz uma diminuição brusca no consumo diário de calorias, uma coisa absurda mesmo, mais ou menos de 7000 calorias num dia passa a comer 1000 no outro.
   Então ele sente fraqueza e não consegue mais treinar com tanta intensidade, mas ele precisa estimular os músculos de algum jeito, então ele começa à realizar um treino menos intenso e pra compensar a menor carga, realiza mais repetições.
   Então ele emagrece pelo balanço calórico negativo e não pelo tipo de treinamento, mas o leigo só vê o treino e não sabe da dieta e tira conclusões erradas.
   Bem é isso.
   Deixo uma dica: Se quiser emagrecer, não faça bobagem nem caia no conto das revistas de dietas milagrosas, consulte um nutricionista para elaboração do seu programa alimentar e um profissional de Educação Física para elaboração de seu treinamento, e deixe de acreditar em leigos, acredite em quam estudou o assunto. 
 

quinta-feira, 5 de maio de 2011

Corrente Russa funciona?

   Bom todo mundo ja deve ter ouvido falar sobre corrente russa, um aparelho que contrai a musculatura por meio de impulsos eletricos externos vindo de um acumularod e que não cansa nem se faz esforço e ainda trabalha os musculos descansando ou lendo um livro.
   Isso é o que é vendido nas clinicas, mas o que é corrente russa? De onde vem esse nome? Poruqe não corrente asiatica?
   Isso tem explicação e é muit foacil de entender porque se pensa que esse tratamento da algum resultado e por que do nome.
   Vamos voltar um pouco na história dos esportes, mas precisamente em 1984, quando a extinta URSS era uma das maiores potências do esporte mundial, só que nessa mesma época existia a guerra fria e os centros de treinamento russos eram bem afastados para não serem bisbilhotados.
   Então quando havia alguma competição os atletas tinham que percorrer um longo caminho de avião.
   Como sabemos a pressurização da cabine dos aviões causam uma vasoconstrição periferica, o que é isso? è a diminuição da circulação nas extremidades do corpo, isso significa mãos, pés, ombros, etc...
   Então os esportes que dependiam da coordenação motora fina (como voleibol, handebol, esgrima, etc..) tinham uma diminuição na sensibilidade e consequentemente na coordenação motora fina, e a performance caia devido à esse fator.
   Uma primeira solução foi os atletas treinarem e se exercitarem durante o voo, mas eles chegavam cansados, dai a performance caia pela fadiga, não mais pela falta de coordenação.
   Então um russo que eu não sei o nome, mas que era um gênio, inventou um aparelho que ficava estimulando a musculatura de forma exógena (de fora para dentro), em que o fluxo sanguineo era preservado, mas como as contrações não eram geradas no sistema nervoso central, não causavam fadica muscular e preservavam a circulação periferica.
   Assim os leigos viam os atletas russos, muito musculosos e fortes saindo do avião com o aparelhinho de choque acoplado neles, então pensavam:
  "É o aparelho que os deixam fortes."
   Sem se dar conta do treinamento aprimoradíssimo que eles tinham até chegar naquele momento.
   Dai uns oportunistas venderam essa imagem de que a "corrente russa" estimula a musculatura ao ponto de aumentar seu tonus.
   Mas não é verdade.
   A unica aplicação que realmente tras algum benefico da corrente russa é no caso da fisioterapia, pois como ela mantem a circulação local, o seu uso acelera a recuperação de lesões musculares pelo aumento da circulação na área lesionada.

domingo, 1 de maio de 2011

Fazer musculação diminui os seios?

   Essa é uma dúvida comum entre as mulheres.
   É justificada por causa das culturistas, que na sua maioria não tem quase nada de seios, mas isso não se aplica as mulheres normais que treinam para melhorar a estetica corporal.
   As culturistas, quando em competição, estão com o nivel de gordura corporal muito baixo, em torno de 6%, então como os seios são constituidos basicamente de gordura e glandulas mamarias, eles diminuem pela diminuição da gordura corporal, não pelo aumento da musculatura peitoral.
   Inclusive o trabalho da musculatura peitoral auxilia na boa posição dos seios, visto que se a musculatura corporal estiver tonificada, os seios se apoiarão em cima de uma substância firme e não numa substância flacida.
   Hoje a maioria das culturistas utilizam proteses mamarias, e corrigem esse problema.
   Mas vamos buscar sustentação em outros esporte cujo as atletas tb tem um indice de gordura corporal baixa.
   As maratonistas, elas tb não tem um indice de gordura corporal alto, então elas tambem não tem muito seios, mas no caso delas a estética dos mesmo é prejudicada pela ação da gravidade. Sendo a corrida um esporte de impacto, o peso dos seios puxam a pele do colo para baixo em cada passo, causando assim estrias e deixando os seios acomodados em um ponto mais baixo do tronco dando o aspecto de "caidos".

   Então conclui-se que o treinamento da musculatura peitoral não traz prejuizo algum para a estetica dos seios.
   Minha dica: sempre trabalhe o corpo por inteiro, o equilibrio é a melhor forma de levar a vida.