segunda-feira, 28 de março de 2011

Qual o melhor exercício para as crianças?

Muita gente me pergunta se criança pode ou deve fazer musculação, vou começar mostrando uma imagem chocante de uma menina de 11 anos:
   Incrivel não é?
   Ainda mais quando sabemos que ela pesa só 50 kg e esta levantando 75kg acima da sua cabeça.
   Agora o que é mais chocante ainda é que ela não é uma atleta de competição e sim uma estudante comum da Bulgaria e que esta numa aula de Educação Física da escola.
   Alguns podem achar um absurdo, e então essas ainda:


   Tambem não são atletas, são chineses numa aula de Educação Física na escola.
   E agora essas de altetas profissionais:


   A menina tem 11 anos, é Havaiana e o menino tem 15 e é Americano.
   Impressionante?
   Agora veja que graça:

   Lindo não?
   Pois bem, sabe o que acontece com os pés dessa bailarina linda?
   Isso:



   Sabe por que?
   Porque não fomos feitos para andar nem dançar nas pontas dos pés, muito menos uma criança que nem tem seu corpo formado, nem sua musculatura fortalecida.
   E sabe o que aontece com aquelas outras crianças levantando pesos enormes?
   Quase nada, sabe por que?
   Porque nosso corpo foi feito para levantar pesos, nossas alavancas corporais foram dispostas à suportarem muito mais peso do que nossos corpos pesam.
   Por uma questão de sobrevivência. Nós, na natureza, temos que empurrar uma pedra, escalar um morro e subir em arvores para sobrevivermos, por exemplo. E em nenhuma situação da natureza precisamos ficar na ponta dos pés. Aqui no Brasil, não temos o costume de vermos crianças realizando um trabalho com pesos, mas em países desenvolvidos isso acontece ha muito tempo sabe por que?
   Porque esportes que envolvem jogos e até brincadeiras não nos dão o controle da carga de esforço das crianças.
   Exemplo: no futebol, nunca sabemos se as crianças estão dando 50% ou 100% da sua capacidade maxima, e ainda tem o risco de lesões por contato, que podem ser temporárias ou pro resto da vida.


   Olhem como é uma aula de educação física em paises como a Eslovaquia:


   Os alunos primeiro aprendem a usar seu corpo de forma correta e depois o fortalecem aumentando a sobrecarga.
   O que geralmente não acontece no Brasil, aqui os alunos não aprendem a correr de forma correta na infância e depois levam essa tecnica errada pro esporte onde os professores acabam não conseguindo corrigir.
   Dai acabamos lesionando os joelhos ou tornozelos das crianças eliminando assim a chance delas se tornarem adultos ativos, por motivo de lesões:
   O que eu quero dizer com esta postagem é que deviamos começar a olhar a musculação não como um treinamento proibido para crianças e sim como uma alternativa .
   Se levarmos em conta que em 3 estados Americanos as crianças não realizam esportes até os 11 anos de idade e dos 7 aos 11 anos só realizam musculação ja podemos ver que estamos errando.
   Eles fazem isso porque o risco de lesão na musculação é baixo, o controle de carga é total e o fortalecimento dos musculos e articulações é pleno, preparando a criança para qualquer esporte que ela queira seguir quando completa 11 anos, não enjoando a criança de um mesmo esporte e evitando lesões pois seu corpo está preparado para um treinamento de qualquer outro esporte.
   Em países desenvolvidos utilizam até a musculação como trabalho de recuperação de lesões nos esporte, e em crianças:
     Então vamos encarar a musculação como uma coisa boa, um esporte que deve ser encorajado desde criança.
   E ainda tem o problema da obesidade infantil, alguem ja viu um gordinho gostar de futebol ou basquete?
   Sabem por que?
   Porque como são obesos não conseguem realizar o esporte de forma satisfatória, e outra vez a musculação é indicada, visto que nela não existe competição, e sim melhoria das capacidades de realização dos movimentos.
   Pra pensar:
   Preconceito em qualquer coisa na vida é muito ruim, deixamos de aproveitar muita coisa por causa dele. Em vez de ter preconceito sobre qualquer coisa procure ter informação.
   Abraço.
 
  
  

quinta-feira, 24 de março de 2011

Cada profissional deve exercer a sua profissão

  Hoje fiquei muito feliz e triste ao mesmo tempo.
   Feliz pois li no jornal "Gazeta de Joinville" uma reportagem muito legal cujo título era:
    "Estudo desfaz assossiações entre atividade física e lesão no joelho"
   Achei bem legal pois um médico ortopedista estava falando como era visto a artrose e como se vê hoje e até o meio da reportagem estava bem legal, mas no final o medico inventa de falar sobre exercícios, dai, como ele não estudou e não deve fazer atividades físicas, estragou a reportagem falando bobagem sobre alguns exercícios de musculação e sobre a corrida, leiam a reportagem abaixo completa:
   "Exercícios são bons para quase tudo, mas não para os joelhos _ mostram algumas pesquisase a ala de ortopedia de qualquer hostpital.
   Agora, uma revisão de estudos publicada em um periódico científicodiz que a atividade física não só não prejudica o joelho, mas ajuda à mantê-lo suadavel.
   Pesquisadores de Monash Universityem Melbourne, Australia, revisaram 28 estudos sobre atividade física e artrose no joelho _ doença degenerativa que provoca o desgaste da cartilagem.
   Ao todo, as pesquisas envolveram 10 mil pessoas, com idades entre 45 e 79 anos, e analisaramos efeitos no joelho de atividades como corrida e futebol. A conclusão surpreendente da revisão saiu no "Medicine & science in sporta & exercice"
   A artrose é a lesão do joelho mais comum em idosos, mas problemas mais frequentes em jovens, como ruptura de ligamentos e do menisco, costumam causar esse desgaste no futuro.
   Entre as causas que predispõe o joelho à lesões estãoos esportes de alto impacto, principalmente se feitos sem orientação.
   O objetivo do estudo era achar uma resposta mais clara sobre o tema, que gera pesquisas contraditórias. A conclusão dos pesquisadores é que a atividade física não leva à artrose. Ela aumenta o volume da cartilagem protegendo o joelho.
   Para Ricardo Cury, presidente da sociedade Brasileira de Cirugia do Joelho, a revisão é relevante por não haver consenso na literatura.
   "esclarece dúvidas e confirma o beneficio" diz.
   Ja Arnaldo Hernandez, chefe de medicina do esporte e cirugia do joelho do Instituto de Ortopedia e Traumatologia do Hospital das Clinicas, critica o fato de a revisão só ter considerado o risco de artrose.
   "É uma limitação. Outors problemas como tendinites, lesões de minisco e ligamento acontecem" afirma.



   Artrose: A doença degenerativa é um dos problemas mais comuns nos joelhos, também é frequente nos quadris, na coluna e nas mãos.
   A cartilagem que recobre as articulações absorve o impacto, se desgasta com a idade, exercícios de força feitos incorretamente e outras razões.
   O atrito entre os ossos é maior provocando dores e inchaço.
   Sintomas: Dor quando o movimento é iniciado e inchaço.



   Dois lados da moeda:
   Exercícios fortalecem a musculatura, mas tambem causam lesões.

   Benificios da atividade física para os joelhos:
   Atividades feitas moderadamente, com orientaçãoe sem carga exagerada, são benéficas para a saúde dos joelhos. Os exercícios fortalecem a musculatura e podem até aumentar o volume da cartilagem, que absorve o impacto.

   Prejuizo causado pelos exercícios:
   Exercícios de alto impacto, como corridas de longa distância e futebol profissional, forçam as articulações. Cargas exageradas e falta de orientação podem causar mais lesões.
 
  Atividades de risco:
  1) Mesa Extensora
  2) Leg press
  3) Agachamento até o chão
  4) Futebol
  5) corrida
  6) Ioga"


   O que ví de legal nessa reportagem é que, como nós profissionais de Educação Física ja sabiamos, os exercícios bem orientados por um profissional habilitado para isso(Profissional de Educação Física ou Professor de Educação Física) auxiliam na proteção dos joelhos como foi mostrado no estudo.
   Mesmo havido uma divergência de opnião entre os 2 médicos, um deles(o que é raro) concordou com o estudo que chegou a conclusão e provou os benifícios dos exercícios para a prevenção da artrose.
   Dai vem o cidadão(Arnaldo Hernanez)  começar a falar bobagem, dizendo que o estudo não levava em conta outros fatores e outros tipos de lesões. Será que esse medico sabe o que um comitê de ética aprova em uma pesquisa?
   Logico que só podemos levar em conta um dos fatores, visto que estamos estudando os benefícios dos exercísios em um aspecto.
   Dai vem o outro cidadão(Ricardo Cury) tambem médico falar sobre exercícios, o que não faz parte da sua profissão, sendo que na faculdade de medicina não existe nenhuma materia que ensina exercícios de musculação nem esportes.
   Esse ai ainda cometendo crime de exercício ilegal da profissão.
   Eu gostaria de ver se um Pofissional de Educação Física indicasse uma aspirina pra uma pessoa com gripe o que um médico iria dizer, visto que mesmo todo mundo sabendo que isso é indicado, existem pessoas alergicas e não temos a matéria de farmacologia na faculdade, não sendo essa a nossa competência.
   Vou explicar minha indignação:
   1) A mesa extensora não causa lesão desde que seja respeitado um ângulo seguro de execução, sendo esse perto dos 30º de movimento dos joelhos.
  2) O leg press idem, se não fizermos um movimento maior do que 45º não teremos risco algum para os joelhos.
   3) Agachamento até o chão, esse exercício então... Eu que fuui levantador de pesos sei do risco que é a sua execução incorreta, mas a execução correta e bem orientada? É só consultar os ex-levantadores de pesos e ver quantos deles tem lesões nos joelhos. Aincidência de artrose nesses atletas é muito menor do que em sedentários. Outro indicador de que não devemos falar o que não sabemos.
   4) Futebol, aqui foi dito o futebol profissional, mas qualquer esporte profissional causa lesões não só nos joelhos, então outra informação vaga.
   5) Corrida, tudo bem que a corrida do jeito que é feita hoje em dia provoca lesões, principalmente em atletas acima do peso ou pessoas mal orientada.
   6) Ioga, alguem ja viu um praticante de ioga com lesão nos joelhos?
   7) Carga exessiva? O que é carga exssiva? Eu que ja fiz agachamento com 300kg, não estaria fazendo excesso com 150kg, mas uma pessoa que nunca fez o exercício começar com 150kg isso sim é carga exessiva.
   Esse lance do exagero, depende muito do nível de treinamento de cada pessoa, para um maratonista correr 20km é uma brincadeira, pra mim que não corro é um baita exagero.
   Então deixo um pensamento:
   Vamos ser cada dia mais profissionais e nos concentrarmos em nossas áres de atuação, sendo assim, cada vez mais respeitados e cada dia mais melhorando a qualidade de vida da população.
   Abraço à todos os "profissionais " da área da saude como  Profissionais de Educação Física, Professores de Educação Física, Medicos, Fisioterapeutas, Terapeutas Ocupacionais, Massagistas, Socorristas, Farmacêuticos, Nutricionistas, Psicólogos, e outros que trtabalham dentro de suas competências auxiliando e levando o melhor pra todo mundo.

quarta-feira, 23 de março de 2011

Manthus quem deve e por que fazer?

  O Manthus é um equipamento presente em clinicas de estetica e esta sendo muito associado à perda de gordura localizada e à diminuição das celulites.
  Como funciona?
  É um aparelho semelhante à um ultra-som, que emite ondas de radio (que ja são perigosas), e que prometem, e cumprem, quebrar as moleculas de gordura localizada diminuindo assim o acumulo de lipideos nos lugares indesejaveis e associado à isso a diminuição das celulites.
  Realmente as ondas emitidas pelo aparelho quebram as moleculas de gordura, libreando os acidos-graxos do glicerol, liberando esses acidos graxoa na circulação.
   Até ai tudo bem, o que é prometido até aqui é cumprido, mas e depois o que acontece com essas molecuas de acidos graxos que estão na circulação sanguinea?
Bem não sei se vocês ja fizeram a experiência na escola em que colocamos em um copo d'agus um pouco de azeite, e mesmo que chacoalhamemos o copo várias e várias vezes eles nunca se misturam.
   Pois é, no nosso corpo tambem acontece isso, a gordura quebrada pelo Manthus não se mistura à urina (composta basicamente de água), nem à linfa (também composta basicamente de agua, a linfa é o liquido que fica em vasos paralelos aos sanguíneos e que tem a função de armazenar o "lixo metabolico" do nosso organismo.)
   Então a gordura não sai na urina nem com a drenagem linfatica?
   Não, e esse é o problema.
   A gordura fica circulando junto com o sangue por vários dias, e nesse período, ela faz o mesmo paple do colesterol e dos tri-glicerides, entupindo artérias e impedindo um grande número de funções do corpo, sobrecarregando o coração.
   Mas tem um jeito desses acidos-graxos serem eliminados?
   Tem, é só utilizar a energia gerada por eles em alguma atividade física.
   Mas e se eu realizar uma atividade física sem antes fazer esse tratamento, o que aontece?
   Bem seu corpo utiliza a energia dos acidos graxos do mesmo jeito, porque o corpo já é uma maquina, que se saudavel, é auto-suficiente e vai criar enzimas que quebram as moleculas de gordura e as utilizam como energia.
   E o que aocontece se eu não utilizar essa energia os acidos-graxos vão ficar no meu sangue pra sempre?
   Não, o corpo os tira da circulação os transformando novamente em gordura.
   Então eu gasto de R$50,00 à R$150,00 por sessão pra piorar a minha saude e não ter um resultado esperado?
   É isso mesmo, você vai gastar um dinheirão, ja que as clinicas de estética recomendam, no mínimo, 10 sessões, você irá gastar de R$500,00 à R$1.500,00 pra ficar menos saudavel e ainda não obter o resultado esperado nem o prometido.
   E com esse dinheiro todo, você pode procurar um personal trainer e fazer uma atividade física segura e com resultados esteticos, e principlamente salutares (que promovem saúde), reais e palpaveis.
  Minha mensagem com esse tópico é:
   Milagre não existe, o seu corpo é seu maior bem. A sua estética depende da sua saúde, se você tiver um corpo saudável vai ter uma estética favoravel.